Projeto PlantAr se prepara para lançar o Viveiro Municipal de Mirassol
O espaço, que será um convênio entre Projeto PlantAr, Prefeitura Municipal, Câmara dos Vereadores e empresas locais, deve ser inaugurado em março.
Por Mirassol Conectada | Julia Caputi |

“Para transformar sua cidade, plante uma árvore!” . Esse é o lema do Projeto PlantAr , organização sem fins lucrativos de Mirassol que atua pela preservação ambiental e arborização urbana . Desde 2017, quase 70 voluntários - que já participaram ou ainda participam - do projeto promovem doações de mudas e fazem plantios de árvores nativas nas ruas e praças da cidade.
Agora, o PlantAr se prepara para dar mais um passo na causa ambienta: inaugurar, até março de 2021, o primeiro Viveiro Municipal de Mirassol , localizado na Rua Geremias Alves, ao lado da Grota Municipal (atrás do Tupan Clube).
O espaço foi cedido pela Prefeitura Municipal e será construído em convênio com a Prefeitura, Câmara dos Vereadores e empresas locais . Entre as parcerias já firmadas, estão o Grupo Guarani, a empresa Graneleiro e um viveiro de Ruilândia.
Leia também: Família de Sophia pede ajuda para tratamento de doença rara
Um espaço próprio para os mirassolenses
O objetivo do Viveiro Municipal é que todos os mirassolenses tenham um espaço apropriado, com sistema automatizado de irrigação e até área de convivência, para buscarem as mudas e receberem orientações para o manejo das árvores que podem ser plantadas em calçadas e praças da cidade.
Você viu?
“Reunimos instituições, empresas, o poder público e voluntários do projeto PlantAr para a construção do Viveiro Municipal. Assim que estiver pronto, o morador precisará apenas apresentar um comprovante de residência e poderá levar até 3 mudas, sem custo nenhum”, explica o vereador Caco Navarrete, que é também um dos idealizadores do Projeto PlantAr em Mirassol.
Atualmente, a Prefeitura de Mirassol, por meio da Assessoria de Meio Ambiente, já realiza a doação de algumas espécies , como pata de vaca, aroeira pimenteira, escova de garrafa, resedás, ipês, entre outras árvores nativas. Futuramente, as doações ficarão todas concentradas no Viveiro Municipal.
Plantando a semente
A criadora do projeto PlantAr é a proprietária do Graneleiro Mirassol, Rosiani Salgueiro. Segundo a empresária, a inspiração do projeto veio de outro projeto de preservação ambiental que acontece em Rio Preto, o “Muda que a Cidade Muda”.
“Conheci pessoas dispostas a trazer a ideia para Mirassol. A parceria com a Graneleiro acontece desde a criação do PlantAr, pois comungamos do mesmo propósito de minimizar o impacto ambiental produzido pela poluição, e uma das melhores formas de fazer isso é promover o plantio de árvores”, explica Rosiani.
Agora, os voluntários do PlantAr já começaram a limpeza e preparação do espaço onde será o Viveiro. Entre eles, estão as irmãs Nayara da Silva Pereira, engenheira civil, e Milena da Silva Pereira, arquiteta, que vão trabalhar no projeto de construção.
“Assim que ficamos sabendo da iniciativa já quisemos participar, pois acreditamos que será muito bom para toda a população ter uma área disponível para o plantio e doação de mudas. Fizemos um levantamento de tudo que será necessário para construir o Viveiro e, agora, estamos estudando o projeto”, explica Nayara.
A engenheira também reforça que quem quiser ajudar na construção do Viveiro Municipal, seja providenciando materiais, mudas ou qualquer outra forma de doação, será bem-vindo!
Quer ajudar o Viveiro Municipal de Mirassol?
Pessoas ou empresas da cidade que queiram fazer doações podem entrar em contato com Projeto PlantAr pelo WhatsApp: (17) 98821-7324 (Gustavo Teixeira).
Atenção, grafiteiros de Mirassol ! No local do futuro Viveiro Municipal, há também um muro disponível para quem quiser deixar sua arte marcada. Para saber mais, entre também em contato com o Projeto PlantAr.
Siga o Projeto PlantAr no Facebook!
Onde buscar mudas de árvores em Mirassol?
Para mais informações sobre mudas de árvores , entre em contato com a Assessoria do Meio Ambiente da Prefeitura de Mirassol, por meio do telefone: (17) 3253-3777.